15c2f4b7-8ee8-4b11-be9b-d098c0cf3ce1.jpg

Reconversão da Refinaria de Matosinhos

Início: 2008 Fim: 2011
- Obra VuVB
- Obra Cogeração
- Obra K038 Four Water Stritper
- ObraK030 Substatação A-Y-
- Obra Posto de Corte

Este projecto, classificado pelo Governo como PIN + (Projecto de Interesse Nacional), tem por objectivo a reconversão e modernização da refinaria de Matosinhos da Galp Energia, num investimento total de 315 milhões de euros. O projecto consiste na construção de uma nova unidade de destilação de vácuo e ainda de uma unidade de viscorredução destinada ao craqueamento térmico suave.

Unidade de Vácuo

A nova unidade de destilação de vácuo para obtenção de gasóleo de vácuo alimentará também a unidade instalada em Sines.

O objectivo desta unidade é aumentar a produção de gasóleo, reduzindo, em contrapartida, a produção de fuelóleo.

A nova unidade terá capacidade para produzir seis mil toneladas por dia de resíduo atmosférico: 460 toneladas de gasóleo de vácuo ligeiro, 3.140 de gasóleo de vácuo pesado e 2400 de resíduo de vácuo.



Unidade Visbraker

A unidade de viscorredução destina-se ao craqueamento térmico suave do resíduo de vácuo resultante, com objectivo de redução da viscosidade do fuelóleo produzido. A nova unidade terá capacidade para produzir 2400 toneladas/dia de resíduo de vácuo: 230 de gasóleo de visbraker, 2300 de resíduo de visbraker e 170 toneladas de gás combustível da refinaria.

Além deste projecto de conversão, a Galp Energia tem em curso outros investimentos, como a central de cogeração, a nova central será equipada com duas turbinas com uma capacidade de produção de energia eléctrica de 82 MW e permitirá uma redução significativa das emissões de gases para a atmosfera, nomeadamente de CO2. Esta central entrará em funcionamento em 2011 e representa um investimento total de 110 milhões de euros.
A central de cogeração está integrada no programa de investimentos da Galp Energia para a refinaria de Matosinhos, num total de 600 milhões de euros.



Clientes: Ensulmeci;
Serviços: Energias renováveis;
Trabalhos realizados: Implantação da obra;