Project Description
Reconversão da Refinaria de Matosinhos
Reconversão da Refinaria de Matosinhos
– Obra VuVB
– Obra Cogeração
– Obra K038 Four Water Stritper
– ObraK030 Substatação A-Y-
– Obra Posto de Corte
Este projecto, classificado pelo Governo como PIN + (Projecto de Interesse Nacional), tem por objectivo a reconversão e modernização da refinaria de Matosinhos da Galp Energia, num investimento total de 315 milhões de euros. O projecto consiste na construção de uma nova unidade de destilação de vácuo e ainda de uma unidade de viscorredução destinada ao craqueamento térmico suave.
Unidade de Vácuo
A nova unidade de destilação de vácuo para obtenção de gasóleo de vácuo alimentará também a unidade instalada em Sines.
O objectivo desta unidade é aumentar a produção de gasóleo, reduzindo, em contrapartida, a produção de fuelóleo.
A nova unidade terá capacidade para produzir seis mil toneladas por dia de resíduo atmosférico: 460 toneladas de gasóleo de vácuo ligeiro, 3.140 de gasóleo de vácuo pesado e 2400 de resíduo de vácuo.
Unidade Visbraker
A unidade de viscorredução destina-se ao craqueamento térmico suave do resíduo de vácuo resultante, com objectivo de redução da viscosidade do fuelóleo produzido. A nova unidade terá capacidade para produzir 2400 toneladas/dia de resíduo de vácuo: 230 de gasóleo de visbraker, 2300 de resíduo de visbraker e 170 toneladas de gás combustível da refinaria.
Além deste projecto de conversão, a Galp Energia tem em curso outros investimentos, como a central de cogeração, a nova central será equipada com duas turbinas com uma capacidade de produção de energia eléctrica de 82 MW e permitirá uma redução significativa das emissões de gases para a atmosfera, nomeadamente de CO2. Esta central entrará em funcionamento em 2011 e representa um investimento total de 110 milhões de euros.
A central de cogeração está integrada no programa de investimentos da Galp Energia para a refinaria de Matosinhos, num total de 600 milhões de euros.
Detalhes
Início:
2008
Fim:
2011
Cliente:
Ensulmeci
Serviços:
Energias renováveis
Trabalhos realizados:
Implantação da obra
2008
2011
Ensulmeci
Energias renováveis
Implantação da obra